QUEM SOMOS?

QUEM SOMOS?

Ano letivo 2009-2010: Carla Dias, Inês Madaleno, Paula Castelhano (coord.) e Rosa Tavares.

Ano letivo 2010-2011: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Margarida Alves e Paula Castelhano (coord.).

Ano letivo 2011-2012: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Margarida Alves, Paula Castelhano (coord.) e Rosa Tavares.

Ano letivo 2012-2013: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Paula Castelhano e Rosa Tavares (coord) e Sérgio Teixeira.

Professores do Externato Cooperativo da Benedita
Biologia e Geologia, Física e Química

O QUE SE PRETENDE?

O QUE SE PRETENDE?

Promover o ensino da ciência, de modo a fascinar e informar as pessoas com Necessidades Educativas Especiais e pessoas idosas residentes em Instituições (Lares), com relevo a um melhor ensino experimental.

Fomentar o gosto pela ciência fornecendo a possibilidade, material e intelectual, de desenvolver orientando para a descoberta, para a aprendizagem e partilha.

Promover novos processos pedagógicos com vista à aquisição de competências para operacionalizar práticas educativas junto de pessoas com Necessidades Educativas Especiais.

Promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências educativas com a comunidade educativa recetora.

Estabelecer parcerias entre o Instituto Nossa Senhora da Encarnação/ Externato Cooperativo da Benedita e outras instituições.

quarta-feira, 21 de março de 2012

O cérebro dos idosos só fixa as coisas boas


Envelhecer com saúde é um dos pontos mais importantes da nossa vida. Manter o bem-estar dos idosos é uma tarefa que exige dedicação e carinho para essas pessoas que levam tanta experiência na bagagem. E como a gente se surpreende ao ver nossos avós, avós de amigos ou até um desconhecido que tem mais idade e mantém a energia e a alegria de viver como se ainda estivesse na adolescência, não é?

Uma pesquisa recente mostrou que o cérebro dos idosos só fixa as coisas boas. Através de um mecanismo do cérebro, eles veem um mundo colorido, sem espaço para tristezas e cores cinzas. Os estudos dizem que o funcionamento de uma área do cérebro ligada às emoções é diferente para quem tem mais de 65 anos. Nos mais jovens, essa área é ativada por meio de estímulos positivos ou negativos, porém, nos mais velhos essa ativação acontece apenas na estimulação positiva.

Viver o presente, sem ficar planejando coisas para o futuro, é um fator que melhora o bem-estar dos idosos. Eles vivem cada momento intensamente e têm orgulho da sua idade e de si mesmos. Cada idoso se vê como um sobrevivente e se valoriza muito por causa disso. Há muito o que se aprender com essas pessoas, sempre.

Fonte: http://www.vidaemalta.com.br/index.php/cerebro-dos-idosos-so-fixa-as-coisas-boas/

Carolina Guerra, Inês Fernandes, Jéssica Martins e Oriana Lopes :)

10 dicas do que NÃO fazer aos idosos



Não é por maldade, mas as vezes, por distração ou falta de atenção para com as questões presentes no dia-dia dos mais velhos, deixamos de evitar situações que podem dificultar e comprometer a saúde, a segurança e o bem-estar da terceira idade.

• Comunicação

Não deixe o idoso sem comunicação. A presença de um telefone na casa e próximo aos cômodos que o idoso mais frequenta, como quarto, cozinha e sala é essencial. O telefone, além de possuir uma localização de fácil acesso, deve ter preferencialmente teclas grandes e legíveis. Uma lista de telefones atualizada também é fundamental e pode ser gravada em alguns aparelhos de telefone. Oidoso também pode ter acesso a outros meios comunicação, como celular, ideal para quando o idoso se ausenta de casa ou para uma comunicação mais direta, em qualquer lugar onde esteja. O e-mail também pode ter seu uso incentivado, pois além de ser ótimo para idosos que tem filhos que moram mais longe, é um meio dos mais velhos exercitarem suas capacidades cognitivas através da escrita, da leitura e da tecnologia.

• Remédios
Cuidado com a automedicação! Se o idoso tiver acesso a muitos remédios, deve-se prestar atenção se ele os utiliza de forma criteriosa e consciente. O excesso de medicação também é um problema frequente na terceira idade, levando à intoxicação e a efeitos colaterais indesejáveis. Por isso, informe sempre ao médico a respeito de toda a medicação que o idoso toma ou tem tomado ao longo de sua vida, de forma a evitar efeitos cruzados e nocivos entre medicamentos de naturezas diferentes ou problemas decorrentes do uso de diversos remédios simultaneamente.

• Mobilidade
Ficar parado é quase tão prejudicial quanto exercício feitos de forma errada. A imobilidade do idoso pode levar à atrofia do sistema muscular, à complicações digestivas e à perda de vitalidade, além de ter contribuir para com a obesidade, o envelhecimento do corpo e o agravamento de doenças. A imobilidade pode ser evitada através de exercícios e terapias que trabalham o físico dos mais velhos, mesmo nos casos de idosos que estejam acamados ou com mobilidade reduzida.

• Pele
A terceira idade é o grupo que mais sofre com o câncer de pele. Como a radiação solar tem um efeito cumulativo ao longo dos anos, é nos mais velhos que p câncer de pele aparece com mais frequência. Impressiona o fato de que alguns estudos recentes no Brasil apontaram o câncer de pele como a “porta de entrada” para o desenvolvimento de câncer em diversos órgão e regiões do corpo que não somente a pele. Para retardar os efeitos nocivos do sol, incentive os mais velhos ao uso de protetor solar em todas as partes expostas do corpo, mesmo que o idoso não tenha o hábito de ficar ao sol, já que a radiação solar pode ser absorvida por reflexão. A pele dos mais velhos também é mais sensível à queimaduras solares e pede um fator de proteção um pouco mais alto. Apesar de todos estes cuidados, não se esqueça que o contato moderado com o sol é importante e contribui para uma vida saudável, atuando nos processos de absorção de algumas substâncias no corpo, como a de cálcio pelos ossos.

• Evacuação
Idosos podem ter mais vontade de ir ao banheiro e maior propensão à desarranjos intestinais, por isso é importante ter sempre por perto um banheiro de fácil acesso e seguro. Quando levar os idosos para um passeio, certifique-se de que há banheiros por perto e ao longo de trajetos de carro mais longos. É muito importante procurar não levá-los a lugares onde estejam impossibilitados de usar o banheiro. Muitas vezes, a insegurança em relação à evacuação ou ainda processos de incontinência urinária podem limitar a vida do idoso em sociedade, por isso, converse com os mais velhos para que eles não se sintam constrangidos a, caso necessário, usar fraldas para facilitar sua higiene e sua mobilidade, dentro ou fora de casa.

• Sensação térmica
Idosos sentem mais frio, por diversos motivos, como ter a pele mais fina, possuir eventuais problemas na circulação sangüínea e menos gordura no corpo. Por isso, não deixe os mais velhos desprovidos de agasalhos e cobertores de qualidade. Também atente para o fato de que, nos lugares onde habitam ou transitam, eles não deve estar expostos à ambientes frios ou com correntes de ar gelado. Além de serem muito mais sensíveis à quedas de temperatura, os idosos podem ter dores eventuais ou crônicas agravadas pelo frio. Deve-se sempre proteger o pescoço, a lombar e os pés, que são as áreas do corpo mais receptivas ao frio. Agindo assim você também ajudará a evitar que o idoso contraia friagens, gripes e resfriados com facilidade. Idosos expostos ao calor extremo, por sua vez, podem apresentar desidratação e até vir ao óbito devido à alta temperatura.

• Rótulos de alimentos
Se o idoso tiver problemas de visão, não deixe ele sozinho ao fazer compras. A dificuldade em certificar a data de validade e a composição nos rótulos dos alimentos pode levar à compra de produtos vencidos ou que contenham substâncias não recomendadas para quem possui algumas doenças específicas, como diabetes, hipertensão e alergias. O ideal é que o idoso possa ser acompanhado por alguém de confiança, que além de verificar os rótulos dos alimentos durante as compras, possa ajudar a contar e conferir o dinheiro, auxiliando o idoso no planejamento das compras e na hora do pagamento e do recebimento do troco.

• Empregados e cuidadores
Não deixe de acompanhar a atuação de empregados ou cuidadores junto ao idoso. Por mais que estes apresentem currículos ou sejam contatados por empresas especializadas, é muito importante que se observe a personalidade e a relação dos empregados e cuidadores para com o idoso. Se o próprio idoso não for capaz de relatar ou avaliar o desempenho de seus auxiliares é importante que se mantenha uma relação de proximidade para com os cuidadores e empregados, verificando sempre o estado da pessoa idosa e da casa onde atuam os cuidadores ou empregados.

• Segurança
Não deixe os mais velhos alheios aos perigos aos quais podem estar expostos, seja dentro ou fora de casa. Deve-se fazer isso, no entanto, de forma que o idoso não se sinta inseguro ou amedrontado, mas de forma que ele possa estar alerta e ajude a zelar pela própria segurança. Cuidado ao atender a porta e andar pela rua, vigilância ao cozinhar, utilizando instrumentos cortantes ou o fogão, podem ser questões que estão sendo negligenciadas ou descuidadas pelos mais velhos. Converse com o idoso esclarecendo de que forma ele pode se prevenir de pequenos acidentes ou de grandes incidentes.

• Abandono
Não contribua para o isolamento dos mais velhos. Por mais os idosos gostem de permanecer na tranquilidade de suas casas e “no seu cantinho”, isso não pode motivar seu abandono por parte da família. O excesso de isolamento pode ser tanto motivo, como causa para estados depressivos, degeneração física e mental e distúrbios psicológicos. Evitar o isolamento e o abandono fica em último lugar em nossa lista, talvez porque seja evidente que não devemos abandonar a terceira idade à própria sorte. Mas é um tópico que merece muita atenção, porque todos as dicas anteriores dependem dele e da observância desta única condição: que em nenhuma hipótese haja o desleixo e o abandono para as pessoas de mais idade.

http://www.planosdesaudesenior.com.br/blog/10-coisas-para-nao-se-fazer-com-idosos/

Carolina Guerra, Inês Fernandes, Jéssica Martins & Oriana Lopes ;)

A União Faz a FORÇA!

A União Faz a FORÇA!

Escola de HOJE!?

"Só um currículo planeado em parte na escola pelo professor,

opcional, flexível e aberto e com objectivos em si mesmo, pode ser

adequado à variedade de alunos da escola unificada"


(Formosinho, 1987, in Alunos com NEE nas Classes Regulares)

Será? Que Meios? Ajudas?

Será?  Que Meios? Ajudas?