QUEM SOMOS?

QUEM SOMOS?

Ano letivo 2009-2010: Carla Dias, Inês Madaleno, Paula Castelhano (coord.) e Rosa Tavares.

Ano letivo 2010-2011: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Margarida Alves e Paula Castelhano (coord.).

Ano letivo 2011-2012: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Margarida Alves, Paula Castelhano (coord.) e Rosa Tavares.

Ano letivo 2012-2013: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Paula Castelhano e Rosa Tavares (coord) e Sérgio Teixeira.

Professores do Externato Cooperativo da Benedita
Biologia e Geologia, Física e Química

O QUE SE PRETENDE?

O QUE SE PRETENDE?

Promover o ensino da ciência, de modo a fascinar e informar as pessoas com Necessidades Educativas Especiais e pessoas idosas residentes em Instituições (Lares), com relevo a um melhor ensino experimental.

Fomentar o gosto pela ciência fornecendo a possibilidade, material e intelectual, de desenvolver orientando para a descoberta, para a aprendizagem e partilha.

Promover novos processos pedagógicos com vista à aquisição de competências para operacionalizar práticas educativas junto de pessoas com Necessidades Educativas Especiais.

Promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências educativas com a comunidade educativa recetora.

Estabelecer parcerias entre o Instituto Nossa Senhora da Encarnação/ Externato Cooperativo da Benedita e outras instituições.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Momentos Ciência no Lar D'Aldeia

Olá :) No dia 20 de Abril, estivemos no Lar d'Aldeia com pessoas da terceira idade com o tema "O vulcanismo". Nesse momento de ciência houve um parte teórica em que explicámos como funciona um vulcão e a sua origem e uma prática em que mostramos como funciona um vulcão através de um modelo feito por nós. No final da actividade conversámos com eles acerca da ciência e do momento que tivemos. Verificámos que a maioria só tinha o primeiro ciclo embora houvessem pessoas com mais estudos. A maior parte das senhoras que assistiram a esta atividade passaram a sua infãncia em casa, faziam todo o tipo de trabalhos domésticos, assim como trabalho nos campos e nos cafés. Quando lhes perguntámos se gostavam de ciências que aprenderam na escola as respostas foram variadas. Em geral,disseram que sim mas que falavam pouco acerca deste tema pois naquela altura aprendiam mais sobre o país e o mundo(capitais, caminhos de ferro, reis, rios, montanhas...).Eles contaram-nos também que se fossem jovens agora gostavam mais de andar na escola pois são mais livros e a maneira de aprender é mais apelativa e interativa, porque no tempo deles os professores eram muito maus e eles tinham muitos castigos(réguadas). No final agradeçeram e ficaram com uma melhor ideia da actividade vulcânica.

A União Faz a FORÇA!

A União Faz a FORÇA!

Escola de HOJE!?

"Só um currículo planeado em parte na escola pelo professor,

opcional, flexível e aberto e com objectivos em si mesmo, pode ser

adequado à variedade de alunos da escola unificada"


(Formosinho, 1987, in Alunos com NEE nas Classes Regulares)

Será? Que Meios? Ajudas?

Será?  Que Meios? Ajudas?