QUEM SOMOS?

QUEM SOMOS?

Ano letivo 2009-2010: Carla Dias, Inês Madaleno, Paula Castelhano (coord.) e Rosa Tavares.

Ano letivo 2010-2011: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Margarida Alves e Paula Castelhano (coord.).

Ano letivo 2011-2012: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Margarida Alves, Paula Castelhano (coord.) e Rosa Tavares.

Ano letivo 2012-2013: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Paula Castelhano e Rosa Tavares (coord) e Sérgio Teixeira.

Professores do Externato Cooperativo da Benedita
Biologia e Geologia, Física e Química

O QUE SE PRETENDE?

O QUE SE PRETENDE?

Promover o ensino da ciência, de modo a fascinar e informar as pessoas com Necessidades Educativas Especiais e pessoas idosas residentes em Instituições (Lares), com relevo a um melhor ensino experimental.

Fomentar o gosto pela ciência fornecendo a possibilidade, material e intelectual, de desenvolver orientando para a descoberta, para a aprendizagem e partilha.

Promover novos processos pedagógicos com vista à aquisição de competências para operacionalizar práticas educativas junto de pessoas com Necessidades Educativas Especiais.

Promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências educativas com a comunidade educativa recetora.

Estabelecer parcerias entre o Instituto Nossa Senhora da Encarnação/ Externato Cooperativo da Benedita e outras instituições.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

TIPOS DE NEEs PERMANENTES




•Deficiência Mental – funcionamento intelectual muito abaixo da média, que ocorreu durante o período de desenvolvimento. As crianças com esta deficiência apresentam problemas cognitivos que se manifestam em problemas na aprendizagem, aptidões sociais e comportamento adaptativo.

.Dificuldades de Aprendizagem – perturbações dos processos psicológicos básicos que envolvem a compreensão e a utilização da linguagem falada e a escrita e que se podem manifestar por uma aptidão imperfeita de ler, escrever, escutar, fazer cálculos soletrar e pensar. Geralmente são as crianças com deficiências perceptivas, lesão cerebral, dislexia, disfunção cerebral mínima e afasia de desenvolvimento.

.Perturbações Emocionais – provocam na criança comportamentos desapropriados que causam disfunção dos ambientes onde interagem; são inseguras e não conseguem superar a tristeza nem são capazes de enfrentar situações mais complexas.

Problemas de Comunicação – é a gaguez (que é muito frequente) e a articulação de voz ou de linguagem. As crianças que tem dificuldades de produção, recepção, produção e compreensão de mensagens. Deixa a criança complexada/inseguro, tendo vergonha de se exprimir em público ou relacionar com os outros com medo de ser julgado negativamente.

.Problemas Motores – perda de capacidades motoras, afectando a postura e/ou movimento devido a uma lesão congénita ou adquirida nas estruturas do sistema nervoso. Apesar de ter uma incapacidade motora, não deixam de ter aptidões sensoriais, cognitivas e processo lógicas.

.Deficiência Auditiva – impede ou dificulta a criança de processar a fala através do ouvido e que para comunicar necessita da ajuda de um aparelho auditivo no caso parcial mas quando há uma perda total a criança comunica através dos gestos.

.Outros problemas de saúde – são várias as doenças como a diabetes, a asma, a leucemia, a sida, entre outras, que dificultam a integração escolar visto que necessitam de cuidados extremos.

.Cegos - Surdos – é uma incapacidade total visual e auditiva que provocam problemas graves de comunicação como também causam problemas de desenvolvimento e educacionais severos, que necessitam de uma atenção específica.

.Multideficiência - Orelove e Sobsey (1991:1) dizem - nos que são “indivíduos com deficiência mental severa ou profunda e com uma ou mais deficiências sensoriais ou motoras e/ou necessidades de saúde especiais”. Dada a interacção entre as suas dificuldades e necessidades representam um enorme desafio em termos educativos.

.Dotados e Sobredotados - O conceito de dotado e sobredotado é complexo e pouco definido e que cobre uma grande variedade de características e capacidades. Por vezes essas características podem causar dificuldades na comunicação das crianças sobredotadas com os grupos de pares e até com os adultos. As crianças sobredotadas, sentem-se diferentes das outras e têm dificuldade em encontrar pessoas com quem se relacionem. Podem causar sentimentos de inveja às menos brilhantes suscitando assim mais o receio do que a própria amizade. São frequentemente crianças ou jovens desajustados socialmente. Algumas delas poderão ter talentos especiais e outros manifestarão grandes capacidades intelectuais ou motoras.

.Hiperactividade - Ansiedade, inquietação, euforia e distracção frequentes podem significar mais do que uma fase na vida de uma criança: os exageros de conduta, diferenciam quem vive um momento atípico daqueles que sofrem de Transtorno do Défice de Atenção com Hiperactividade (TDAH), doença precoce e crónica que provoca falhas nas funções do cérebro responsáveis pela atenção e memória. De origem genética, o TDAH tem como factores predominantes, e não necessariamente simultâneos, a desatenção, a impulsividade e a hiperactividade, além de influências externas relevantes, como traumas inclusive cerebrais, infecções, desnutrição ou dependência química dos pais.
No caso das crianças, o TDAH pode aparecer desde a gravidez, quando o bebé se mexe além do normal, ou durante o crescimento, no máximo até os sete anos de idade. Se a pessoa não for tratada desde cedo à base de estimulantes, anti - depressivos e terapias, na fase adulta poderá ter sintomas de distracção, falta de concentração e deficiência na coordenação de ideias ainda mais acentuadas.
(http://neecriancas-problemas.blogspot.com/)

3 comentários:

  1. Olá, Parabéns pelo blog :)
    Deixo-vos um link da Nasa que poderá ter interesse para o vosso blog:

    http://beamartian.jpl.nasa.gov/welcome
    cumprimentos filosóficos

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  2. É espectacular o trabalho que estão a desenvolver, divulguem-no, para lembrar a muitas pessoas que estas pessoa têm tanto direito de aprender como nós, parabéns (:

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  3. Obrigada Maria, sê nossa seguidora!

    Acredita que quando saímos de uma actividade prática, achamos que deveríamos ficar mais tempo...

    "Faça com que as coisas mais belas da sua vida sejam actos e não apenas palavras; sejam factos e não apenas desejos"
    Autor desconhecido

    Beijinhos,
    A Equipa
    Momentos de Ciência

    ResponderEliminar

A União Faz a FORÇA!

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Escola de HOJE!?

"Só um currículo planeado em parte na escola pelo professor,

opcional, flexível e aberto e com objectivos em si mesmo, pode ser

adequado à variedade de alunos da escola unificada"


(Formosinho, 1987, in Alunos com NEE nas Classes Regulares)

Será? Que Meios? Ajudas?

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