QUEM SOMOS?

QUEM SOMOS?

Ano letivo 2009-2010: Carla Dias, Inês Madaleno, Paula Castelhano (coord.) e Rosa Tavares.

Ano letivo 2010-2011: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Margarida Alves e Paula Castelhano (coord.).

Ano letivo 2011-2012: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Margarida Alves, Paula Castelhano (coord.) e Rosa Tavares.

Ano letivo 2012-2013: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Paula Castelhano e Rosa Tavares (coord) e Sérgio Teixeira.

Professores do Externato Cooperativo da Benedita
Biologia e Geologia, Física e Química

O QUE SE PRETENDE?

O QUE SE PRETENDE?

Promover o ensino da ciência, de modo a fascinar e informar as pessoas com Necessidades Educativas Especiais e pessoas idosas residentes em Instituições (Lares), com relevo a um melhor ensino experimental.

Fomentar o gosto pela ciência fornecendo a possibilidade, material e intelectual, de desenvolver orientando para a descoberta, para a aprendizagem e partilha.

Promover novos processos pedagógicos com vista à aquisição de competências para operacionalizar práticas educativas junto de pessoas com Necessidades Educativas Especiais.

Promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências educativas com a comunidade educativa recetora.

Estabelecer parcerias entre o Instituto Nossa Senhora da Encarnação/ Externato Cooperativo da Benedita e outras instituições.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Uns apontamentos sobre ...



A inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas salas de aulas do ensino regular tem mobilizado as escolas a reflectir acerca da convivência destes alunos num mesmo espaço. Torna-se, assim, crucial uma identificação precoce das necessidades destas crianças para uma implementação de medidas fundamentais à sustentação das práticas pedagógicas indispensáveis numa escola que se quer inclusiva. O projecto vigente pretende promover o ensino da ciência, de modo a permitir um contacto com o ensino experimental junto destes alunos com nível de deficiência moderada. A equipa, formada por professoras de Biologia, Física, Geologia e Química, tem como missão elaborar e desenvolver actividades práticas para serem operacionalizadas nas instituições locais, nomeadamente o Centro de Educação Especial "O Ninho" , uma Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como pessoa Colectiva de Utilidade Pública, sem fins lucrativos, que apoia desde 1979, crianças, jovens e adultos com Necessidades Educativas Especiais do Concelho de Rio Maior e algumas zonas limítrofes ( http://ceeninho.com.sapo.pt/ ). Deste modo, propõe-se a manipulação e o contacto directo com práticas relacionadas com fenómenos naturais levando, estes alunos, a construir materiais/modelos adequados e propiciá-los com novos processos pedagógicos suportando vista à aquisição diferentes competências. Numa 1ªetapa, de Setembro a Dezembro de 2010, decorreu a produção de materiais e de protocolos das actividades práticas, de um blog - http://momentosdecienciaecb.blogspot.com , permitindo a partilha e a reflexão com a comunidade e criação na plataforma Moodle do Externato Cooperativo da Benedita (ECB) de uma área com acesso livre aos documentos produzidos. Na segunda etapa, de Janeiro a Junho de 2011, serão aplicadas e fomentadas as actividades, 2 a 3 vezes por mês. Em Julho de 2011, decorrerá a auto e hetero-avaliação (relatório crítico).
De referir, que os materiais (reagentes de baixo custo, microscópios, provetas e outros) são gentilmente cedidos pela Coordenadora de Recursos Humanos e Materiais do Externato Cooperativo da Benedita e os custos de deslocamento são da responsabilidade das professoras da equipa.
Não queremos que este projecto seja apenas intenção, é também acção, acção essa que deve trazer um valor acrescentado ao futuro, a concretizar já no presente.

A Equipa: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Margarida Alves e Paula Castelhano (coord.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

A União Faz a FORÇA!

A União Faz a FORÇA!

Escola de HOJE!?

"Só um currículo planeado em parte na escola pelo professor,

opcional, flexível e aberto e com objectivos em si mesmo, pode ser

adequado à variedade de alunos da escola unificada"


(Formosinho, 1987, in Alunos com NEE nas Classes Regulares)

Será? Que Meios? Ajudas?

Será?  Que Meios? Ajudas?