QUEM SOMOS?
QUEM SOMOS?
Ano letivo 2009-2010: Carla Dias, Inês Madaleno, Paula Castelhano (coord.) e Rosa Tavares.
Ano letivo 2010-2011: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Margarida Alves e Paula Castelhano (coord.).
Ano letivo 2011-2012: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Margarida Alves, Paula Castelhano (coord.) e Rosa Tavares.
Ano letivo 2012-2013: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Paula Castelhano e Rosa Tavares (coord) e Sérgio Teixeira.
Professores do Externato Cooperativo da Benedita
Biologia e Geologia, Física e Química
Ano letivo 2009-2010: Carla Dias, Inês Madaleno, Paula Castelhano (coord.) e Rosa Tavares.
Ano letivo 2010-2011: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Margarida Alves e Paula Castelhano (coord.).
Ano letivo 2011-2012: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Margarida Alves, Paula Castelhano (coord.) e Rosa Tavares.
Ano letivo 2012-2013: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Paula Castelhano e Rosa Tavares (coord) e Sérgio Teixeira.
Professores do Externato Cooperativo da Benedita
Biologia e Geologia, Física e Química
O QUE SE PRETENDE?
O QUE SE PRETENDE?
Promover o ensino da ciência, de modo a fascinar e informar as pessoas com Necessidades Educativas Especiais e pessoas idosas residentes em Instituições (Lares), com relevo a um melhor ensino experimental.
Fomentar o gosto pela ciência fornecendo a possibilidade, material e intelectual, de desenvolver orientando para a descoberta, para a aprendizagem e partilha.
Promover novos processos pedagógicos com vista à aquisição de competências para operacionalizar práticas educativas junto de pessoas com Necessidades Educativas Especiais.
Promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências educativas com a comunidade educativa recetora.
Estabelecer parcerias entre o Instituto Nossa Senhora da Encarnação/ Externato Cooperativo da Benedita e outras instituições.
Promover o ensino da ciência, de modo a fascinar e informar as pessoas com Necessidades Educativas Especiais e pessoas idosas residentes em Instituições (Lares), com relevo a um melhor ensino experimental.
Fomentar o gosto pela ciência fornecendo a possibilidade, material e intelectual, de desenvolver orientando para a descoberta, para a aprendizagem e partilha.
Promover novos processos pedagógicos com vista à aquisição de competências para operacionalizar práticas educativas junto de pessoas com Necessidades Educativas Especiais.
Promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências educativas com a comunidade educativa recetora.
Estabelecer parcerias entre o Instituto Nossa Senhora da Encarnação/ Externato Cooperativo da Benedita e outras instituições.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Avaliação e Intervenção na Área das NEE
A avaliação das Necessidades Educativas Especiais (NEE) das
crianças e jovens que frequentam as estruturas regulares de
ensino é um processo de grande complexidade que envolve
diferentes dimensões, não se devendo centrar exclusivamente nos
problemas dos alunos, como também em todos os factores que lhe
são extrínsecos e que podem constituir a causa primeira das suas
dificuldades.
O novo Sistema de Classificação Internacional da Funcionalidade,
Incapacidade e Saúde (CIF) da Organização Mundial de Saúde
(2001) vai ao encontro das exigências decorrentes de uma
avaliação dinâmica, interactiva e multidimensional das NEE, uma
vez que pela sua estrutura e objectivos permite classificar não
apenas os níveis de funcionalidade e incapacidade do indivíduo,
como também os factores ambientais que podem funcionar como
barreiras ou facilitadores dessa funcionalidade, implicando o
envolvimento e o contributo de profissionais de diferentes áreas.
ver mais em http://www.appdae.net/documentos/manuais/avaliacao.pdf
A Equipa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A União Faz a FORÇA!
Escola de HOJE!?
"Só um currículo planeado em parte na escola pelo professor,
opcional, flexível e aberto e com objectivos em si mesmo, pode ser
adequado à variedade de alunos da escola unificada"
(Formosinho, 1987, in Alunos com NEE nas Classes Regulares)
O projecto é fantástico! Parabéns! Estas crianças merecem. Continuação de um bom trabalho :D
ResponderEliminarOBRIGADA Juliana!
ResponderEliminar" A coragem consiste não em arriscar sem medo, mas em estar decidido quanto a uma causa justa".
(Plutarco)
Como a stora insistiu tanto, resolvi vir até aqui dar uma espreitadela ao seu blog.
ResponderEliminarEstive a dar uma vista de olhos pelos posts e gostei bastante. Acho que é muito importante o trabalho que estão a desenvolver com estas crianças, elas merecem-no e além disso trata-se uma excelente forma de promover o ensino da ciência.
Parabéns pelo projecto e continuação de bom trabalho.
Este projecto é, de facto, muitíssimo bom. Todas estas crianças e todos estes jovens, são especiais, não por terem deficiencias, mas por serem mais genuinas. Eu tive a experiência de contactar com pessoas com deficiencias mais profundas, e por isso, sei como é bom poder por um sorriso no rosto deles e tornar um pouco melhor a vida deles, nem que seja por uns minutos! Eles precisam de nós para ultrapassarem as dificuldades que encontram no dia a dia, e fico feliz por haver pessoas que se preocupem com eles. Além disso, a ciência é tão importante, e como tal, eles têm o direito de a conhecer.
ResponderEliminarComo já deu para perceber adoro o projecto!:) E desejo que se torne ainda melhor e que consigam divulgar a ciências a muitos mais jovens com necessidades educativas especiais!
Espero um convite para poder dar também um pouco de mim e do meu conhecimento científico! :)
Bom trabalho!
Obrigada Luís e Cláudia!
ResponderEliminarEstamos muito contentes por nos darem "força" para continuarmos o projecto, pois estes nossos "novos" alunos merecem tanto como os outros ditos "regulares"!
"A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido"
Marxwell Maltz
O projecto está excelente. Acho que é uma iniciativa bastante interessante, e proporcionará momentos fantásticos a estas crianças, pois elas merecem-no. E ao mesmo tempo é uma maneira óptima de divulgar a ciência.
ResponderEliminarForça para a continuação do projecto.
Bem haja Juliana Costa!
ResponderEliminarPara nós está a ser realmente MUITO interessante, somos todas doidas pela e por Ciência.
Adoramos estar com estes alunos.O professor Paulo, do CEERIA, que nos tem acompanhado, também tem sido fantástico.
"Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei;envolve-me, e eu aprenderei"
Autor desconhecido
A Equipa
Todo o projecto é bastante aliciante. Trabalhar com pessoas que são realmente genuínas, como disse a Cláudia, deve fazer-nos crescer bastante como pessoas e não só. Como a professora Paula sabe, também um grupo do 12ºB trabalha com crianças (crianças "normais", entre aspas porque as crianças com defeciências não são anormais, mas pra dar a entender), e também nós lhes tentamos incutir um pouco do nosso gosto por e pela ciência. Contudo, penso que aprendemos tanto com eles como eles conosco.
ResponderEliminarÉ de louvar este projecto. Muita força para a sua realização. Continuação da excelente divulgação.
Cumprimentos. E viva à Ciência!
Obrigada Arlete!
ResponderEliminarSim, o teu grupo está a desenvolver "ciência" com crianças "normais" de 5-6 anos e têm desenvolvido um trabalho muito importante, relativamente aos objectivos do vosso projecto "Ciência no Bibe"!Estão de Parabéns! É pena que nem sempre o pré-escolar, tem condições físicas e ..., para operacionalizar essas actividades "experimentais" com os seus meninos. Mas, há sempre alguém por perto a auxiliar!
"A vitória chega por meio de lutas que traçamos dentro de nós mesmos".
Autor desconhecido
Beijinhos,
A Equipa