QUEM SOMOS?

QUEM SOMOS?

Ano letivo 2009-2010: Carla Dias, Inês Madaleno, Paula Castelhano (coord.) e Rosa Tavares.

Ano letivo 2010-2011: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Margarida Alves e Paula Castelhano (coord.).

Ano letivo 2011-2012: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Margarida Alves, Paula Castelhano (coord.) e Rosa Tavares.

Ano letivo 2012-2013: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Paula Castelhano e Rosa Tavares (coord) e Sérgio Teixeira.

Professores do Externato Cooperativo da Benedita
Biologia e Geologia, Física e Química

O QUE SE PRETENDE?

O QUE SE PRETENDE?

Promover o ensino da ciência, de modo a fascinar e informar as pessoas com Necessidades Educativas Especiais e pessoas idosas residentes em Instituições (Lares), com relevo a um melhor ensino experimental.

Fomentar o gosto pela ciência fornecendo a possibilidade, material e intelectual, de desenvolver orientando para a descoberta, para a aprendizagem e partilha.

Promover novos processos pedagógicos com vista à aquisição de competências para operacionalizar práticas educativas junto de pessoas com Necessidades Educativas Especiais.

Promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências educativas com a comunidade educativa recetora.

Estabelecer parcerias entre o Instituto Nossa Senhora da Encarnação/ Externato Cooperativo da Benedita e outras instituições.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pessoas idosas: Valorização e Inclusão

Todos os dias deveríamos comemorar o “Dia dos Idosos”, já que o nosso presente é possível graças ao empenho e trabalho dos idosos de ontem e de hoje! Não há presente sem passado! Nem sociedade sem idosos! Os nossos «velhos» precisam de ser urgentemente incluídos e verdadeiramente respeitados e considerados, de maneira exemplar, pela sociedade atual! Não podemos continuar a desprezar ou menosprezar a nossa população idosa, que sempre dedicou a sua vida em prol da construção deste mundo em que vivemos! Incluamos os nossos idosos nas nossas atividades diárias! Eles merecem a nossa atenção! Com toda a razão, e muita propriedade, Teresa Almeida Pinto, presidente da Associação VIDA (Valorização Intergeracional e Desenvolvimento ativo), disse ontem (uma grande verdade:

"uma sociedade que se diz desenvolvida não pode continuar a manter vivos, sem expectativas de vida, aqueles que contribuíram para a sua evolução e desenvolvimento".
Nenhuma sociedade consegue desenvolver-se sem o enorme contributo dos seus cidadãos mais velhos. O desenvolvimento de hoje é fruto de muito trabalho daqueles que hoje estão na velhice! Uma nação desenvolvida é resultado de muitas horas de empenho e dedicação daqueles que hoje são idosos, mas outrora foram jovens e adultos trabalhadores, tendo contribuído ativamente e significativamente em prol dos avanços nas mais diferentes áreas. Se já estão na reforma, não precisam ficar confinados dentro de casa ou nos lares. Podem e devem conviver e participar ativamente do nosso quotidiano, ainda que de maneira diferente. Eles não precisam de ter obrigações, mas podem e devem enriquecer a nossa existência com a sua grande “ bagagem” de experiências e conhecimentos! Toda a sociedade precisa de reconhecer a importância e o valor dos seus idosos e tratá-los, minimamente, com dignidade e respeito. A sabedoria e experiência dos mais velhos merecem consideração por crianças, adolescentes, jovens e adultos. A família e todas as instituições políticas, sociais e científicas precisam de cuidar bem dos seus seres humanos mais maduros e experientes!

http://grandeidade.blogspot.com/2006/10/dia-mundial-das-pessoas-idosas.html

http://maustratosaoidosodenuncie.blogspot.com/

Publicado por Arthur Moreira da Silva Neto

Oriana -10ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário

A União Faz a FORÇA!

A União Faz a FORÇA!

Escola de HOJE!?

"Só um currículo planeado em parte na escola pelo professor,

opcional, flexível e aberto e com objectivos em si mesmo, pode ser

adequado à variedade de alunos da escola unificada"


(Formosinho, 1987, in Alunos com NEE nas Classes Regulares)

Será? Que Meios? Ajudas?

Será?  Que Meios? Ajudas?