QUEM SOMOS?

QUEM SOMOS?

Ano letivo 2009-2010: Carla Dias, Inês Madaleno, Paula Castelhano (coord.) e Rosa Tavares.

Ano letivo 2010-2011: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Margarida Alves e Paula Castelhano (coord.).

Ano letivo 2011-2012: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Margarida Alves, Paula Castelhano (coord.) e Rosa Tavares.

Ano letivo 2012-2013: Carla Dias, Inês Madaleno, Isabel Paixão, Paula Castelhano e Rosa Tavares (coord) e Sérgio Teixeira.

Professores do Externato Cooperativo da Benedita
Biologia e Geologia, Física e Química

O QUE SE PRETENDE?

O QUE SE PRETENDE?

Promover o ensino da ciência, de modo a fascinar e informar as pessoas com Necessidades Educativas Especiais e pessoas idosas residentes em Instituições (Lares), com relevo a um melhor ensino experimental.

Fomentar o gosto pela ciência fornecendo a possibilidade, material e intelectual, de desenvolver orientando para a descoberta, para a aprendizagem e partilha.

Promover novos processos pedagógicos com vista à aquisição de competências para operacionalizar práticas educativas junto de pessoas com Necessidades Educativas Especiais.

Promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências educativas com a comunidade educativa recetora.

Estabelecer parcerias entre o Instituto Nossa Senhora da Encarnação/ Externato Cooperativo da Benedita e outras instituições.

sábado, 17 de novembro de 2012

Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente

As atividades experimentais no ensino de ciências têm sido bastante discutidas entre os investigadores da área de educação em ciências, especialmente em relação às suas finalidades
e tipos de abordagens. Os objetivos deste trabalho são discutir tais aspetos das atividades
experimentais e reunir elementos que possam fornecer subsídios à prática docente. São discutidas
inicialmente as principais contribuições das aulas experimentais e suas implicações no ensino de
ciências.
Em seguida, são analisados os principais tipos de abordagens das atividades experimentais
(demonstração, verificação e investigação), ressaltando seus limites e possibilidades, bem como
as estratégias para sua aplicação no contexto escolar.
 
Palavras-chave: Atividades Experimentais. Ensino de Ciências. Prática Docente.
Ver mais em http://www.sumarios.org/sites/default/files/pdfs/ilovepdf.com_split_9_0.pdf

A Equipa

Sem comentários:

Enviar um comentário

A União Faz a FORÇA!

A União Faz a FORÇA!

Escola de HOJE!?

"Só um currículo planeado em parte na escola pelo professor,

opcional, flexível e aberto e com objectivos em si mesmo, pode ser

adequado à variedade de alunos da escola unificada"


(Formosinho, 1987, in Alunos com NEE nas Classes Regulares)

Será? Que Meios? Ajudas?

Será?  Que Meios? Ajudas?